Páginas

sábado, 11 de abril de 2009

Ceticismo X Pseudo-ceticismo

O ceticismo é muito importante em uma sociedade, é sempre bom questionar, investigar o que ouvimos por aí, ter um bando de dogmáticos que não se questionam por nada origina o "Crucificai-os!", os preconceitos, os dogmas, porém existem os Pseudo-céticos, que são os que costumam negar tudo, sem ao menos investigar ou se questionar, que acaba originando um outro "Cruxificai-os!".

Infelizmente os pseudo-céticos parecem ser maioria, negar tudo é praticamente a mesma coisa que aceitar tudo como verdade. São aqueles que quando ouviram sobre a Terra não ser o centro do Universo negaram. Podem até dizer, mas isso era uma questão Religiosa, sim, mas negaram pela razão da Religião, sem questionar se é verdade ou não, negar por Religião ou Ceticismo sem investigar, questionar, dá no mesmo.

Abaixo a definição de Pseudo-ceticismo na Wikipédia:

O termo pseudo-ceticismo ou ceticismo patológico é usado para denotar as formas de ceticismo que se desviam da objetividade. A análise mais conhecida do termo foi conduzida por Marcello Truzzi que, em 1987, elaborou a seguinte conceituação:

« Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".»


. Em sua análise, Marcello Truzzi argumentou que os pseudo-céticos apresentam a seguinte conduta:

* A tendência de negar, ao invés de duvidar.
* Utilização de padrões de rigor acima do razoável na avaliação do objeto de sua crítica.
* A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva.
* Tendência ao descrédito, ao invés da investigação.
* Uso do ridículo ou de ataques pessoais.
* A apresentação de evidências insuficientes.
* A tentativa de desqualificar proponentes de novas idéias taxando-os pejorativamente de 'pseudo-cientistas', 'promotores' ou 'praticantes de ciência patológica'.
* Partir do pressuposto de que suas críticas não tem o ônus da prova, e que suas argumentações não precisam estar suportadas por evidências.
* A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências empíricas.
* A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
* A tendência de desqualificar 'toda e qualquer' evidência.

O termo pseudo-ceticismo parece ter suas origens na filosofia, na segunda metade do século 19.

Para muitos que criticam o ceticismo, devem saber que por muitas vezes não é o ceticismo que deve ser o alvo de críticas, e sim esse pseudo-ceticismo que de ceticismo não tem nada, na verdade é apenas um outro dogma, o de "Negar tudo sobre todas as coisas".